Vodka: 10 curiosidades sobre a bebida

01/09/2020

Vodka: 10 curiosidades sobre a bebida

Incolor, de sabor característico e com teor alcoólico entre 35 e 60%, a vodka é uma das bebidas destiladas mais populares do mundo e caiu nas graças de quem sabe apreciar drinques ou shots fortes. Para os amantes da bebida, é hora de mergulhar neste universo, poupando-se da ressaca. Para isso, separamos diversas curiosidades, que vão desde sua origem e nome ao valor energético, confira abaixo:

1. Como surgiu a vodka?

Foi no ano de 1983, na Rússia, que o renomado cientista Dmitri Ivanovich Mendeleev decidiu misturar álcool e água em diferentes proporções durante um ano. Depois de várias experiências, ele encontrou aquilo que seria o ideal: 40% de álcool e 60% de água.

2. O que significa vodka?

“A vodca é a bebida nacional da Polónia e da Rússia, e seu nome é o diminutivo de água em diversas línguas eslavas, porém, não se sabe ao certo se essa é apenas uma coincidência”, explica Albert Lifschitz, sócio proprietário da Vodka Svarov.

3. Como se dá o processo de fabricação?

A maioria das marcas produzem suas vodcas por meio de batatas e cereais, como o trigo. Os ingredientes são fermentados até se tornarem uma espécie de cerveja, ainda com baixa concentração de álcool. Para aumentar isso, o produto é destilado – traduzindo, ele é aquecido em um contêiner. Após esse preparo, as moléculas de álcool sobem, de forma que se separam da água. Esse processo é repetido mais algumas vezes, até a mistura ser quase inteiramente formada por álcool. Depois, adicionando água, essa alta concentração abaixa até chegar a 40%.

4. Quais são os países que mais consomem vodka além da Rússia?

De acordo com uma pesquisa feita pela Euromonitor International, o Brasil está entre os 10 maiores mercados consumidores de vodca no mundo. Nos Estados Unidos, essa é a bebida destilada mais vendida.

5. Quanto colocar de vodka no drinque? 

A medida-padrão da vodca em drinques é 50 ml, ensina Herbie, sócio da empresa de coquetelaria para festas Help! Bar. “Há exceções, como a receita de vodca martíni, na qual vão 60 ml, mas, para evitar abusos, tenha esse parâmetro.”

6. Existe um tipo de copo mais indicado para bebê-la pura?

Dizem que toda bebida tem o seu copo ideal e com a vodca não é diferente. De acordo com Albert, o copo mais indicado na hora de apreciá-la é o famoso shot, com 80 ml de capacidade.

7. Qual a melhor bebida para misturar com vodka?

“Associe a vodca a refrigerantes de forma a amenizar seu teor alcoólico”, ensina o bartender Derivan Ferreira de Souza, autor de vários livros, como Manual Prático de Bar. A regra vale para as versões standard e premium da bebida. Ou então, misture com sucos. Opte pelas frutas de época, que também podem ser ingredientes de caipiroscas, mas vale até usar sucos prontos. Herbie sugere os de cranberry, de uvas verdes e de lichia.

8. Pode misturar vodka com outras bebidas alcoólicas?

Em geral, casar a vodca com outras bebidas alcoólicas é arte para mestres da coquetelaria, não para iniciantes. Mas Derivan indica o uso de licor em receitas simples. “Pegue o de sua preferência, mais um copo com gelo, e sirva-o com vodca na proporção meio a meio”, sugere.

9. Quais são as características para reconhecer uma vodka de boa qualidade?

Uma vodca boa sempre será a mais incolor e inodora possível. “A consequência de apreciar uma vodca feita com ingredientes selecionados é que no dia seguinte não é necessário se preocupar com ressaca ou mal-estar”, explica Albert.

10. É possível que uma vodca tenha menor valor energético?

O valor energético mínimo da vodca é de 52 calorias, a cada 25 ml. Isso porque, uma vez que a água e as batatas ou cereais são aquecidos no processo e não deixam grandes resquícios das bebidas, as calorias vêm, puramente, das moléculas do álcool. Por isso, não é possível que uma dose de vodca tenha menor valor energético.

Voltar para listagem